sábado, 15 de janeiro de 2011

A apendizagem, Vygotsky


A aprendizagem e a matemática.
Conforme Vygotsky  naturalmente o homem tem a capacidade de aprender.
Temos como ponto de partida o fato de que a aprendizagem da criança começa muito antes da aprendizagem escolar. A aprendizagem escolar nunca parte do zero. Toda aprendizagem da criança tem uma pré-história. Por exemplo, a criança começa a estudar aritmética, mas já antes de ir à escola adquiriu determinada experiência referente à quantidade, encontrou já várias operações de divisão e adição, complexas e simples; portanto, a criança teve uma pré-escola de aritmética, e o psicólogo que ignora este fato está cego.
A criança possui uma curiosidade a respeito do mundo em que vive, em muitos casos essa curiosidade é entorpecida pelo sistema educacional. O desejo de aprender, de descobrir, de ampliar conhecimento e experiência, é intrínseco ao homem e podem ser liberados sob condições apropriadas. As vias de acesso à educação se fundamentam em torno do desejo natural de aprender.

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